Onde está o cliente ideal?
31 de outubro de 2018
Ouça seus clientes: eles têm muito a contribuir para sua empresa
13 de fevereiro de 2019
Onde está o cliente ideal?
31 de outubro de 2018
Ouça seus clientes: eles têm muito a contribuir para sua empresa
13 de fevereiro de 2019

Estratégia: o caminho para alcançar metas!

Gestão Estratégica é implementar um processo eficaz, de forma sistemática, de acompanhamento, análise e realinhamento da estratégia da organização, tendo como ponto central a estratégia do seu negócio. Neste artigo, abordaremos o ciclo da gestão estratégica, através das 4 etapas.

Estratégia é o caminho para alcançar as metas. Sua implementação requer um prazo mais longo e exerce influência nos resultados para avaliar se a visão foi alcançada.

Tão importante quanto a formulação da estratégia é a implementação e a revisão periódica. Esses três passos compõem o ciclo.

Implementar o ciclo de gestão estratégica é fundamental para transformar os resultados de uma organização a médio e longo prazos.

O ciclo de gestão estratégica é elencado em 4 etapas: definição/ revisão da visão; definição de metas globais; definição/ revisão da missão e dos valores e definição das estratégias.

 

1- Definição / revisão da visão: este é o passo inicial do ciclo de gestão estratégica. Inicia-se pela definição de uma visão que represente um estado futuro ambicioso e necessário, e que sirva de motivação para as mudanças das pessoas. As metas globais de longo prazo são definidas quando vencido o desafio decorrente dos elementos centrais da visão da organização. É importante destacar que a meta deve ser revisada sempre que for alcançada.

 

2- Definição de metas globais: os indicadores de desempenho global da organização são selecionados a partir dos elementos centrais da visão. Define-se uma meta, com objetivo, valor e prazo, para cada indicador. São usados três referenciais para a definição destas metas: benchmark interno ou externo; taxa de crescimento da empresa benchmark; desejo do acionista ou demanda do mercado.

 

3- Definição / revisão da missão e dos valores: o responsável pela razão da existência da organização é a missão, e esta, deve apresentar as funções básicas a serem alcançadas. As funções são as principais atividades, em conformidade com o escopo do negócio definido, para alcançar a visão definida. Ao longo do processo da gestão estratégica a própria seleção dos negócios deve ser objeto de discussão, por ser uma variável determinante.

A missão pode ser revisada caso haja revisão do negócio, ou seja, do propósito de atuação da organização. Ela é perene e delimita o contorno daquela organização, deixando claro o que faz e para quem.
Os valores devem refletir os preceitos morais a serem respeitados em cada organização. Devem ser praticados por todos que fazem parte de uma organização. Assim como a missão, os valores são perenes. Os valores definem as crenças e as convicções com as quais aquela organização opera.

Havendo mudanças de controle das empresas, os valores podem ser adaptados. Exemplo: fusões ou aquisições. Nesta situação, a transformação cultural impõe uma revisão dos valores de cada organização e uma redefinição de um conjunto de valores que corresponda à cultura predominante na nova empresa.

 

4- Definição das estratégias: é a trajetória para atingir a visão. Demanda mais tempo a sua implementação e apresenta notória influência nos resultados da organização.

A estratégia é executada por meio de processos ou projetos, pelos colaboradores da organização, que, se não estiverem cientes dos rumos, propósitos, dos grandes objetivos da organização e não entenderem como essas premissas se encaixam no seu dia a dia, podem não executar os processos ou projetos da melhor forma para o alcance da visão de futuro da organização.

Três grandes objetivos da organização direcionam a estratégia: alinhamento; direcionamento e transformação.

É importante destacar que a duração de um ciclo de gestão estratégica depende da discrepância entre a situação atual e a visão definida e da capacidade da liderança para desenvolver as estratégias definidas. A duração de um ciclo de gestão estratégica pode ser de 3, 5, 10 anos ou o tempo necessário para se alcançar a visão.

Quando se atinge a meta de alcançar a visão definida, faz-se necessário iniciar um novo ciclo de gestão estratégica, desenvolvendo uma visão inovadora capaz de criar lacunas e motive as pessoas inseridas na organização a buscar caminhos para vencer os novos desafios estabelecidos.

Pelo exposto, o desafio de estabelecer um crescimento de desempenho determina que a trajetória de vida da organização incluirá vários ciclos de gestão estratégica.